quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Bispos manifestam repúdio ao projeto de lei que estabelece condições para pesquisa e lavra de recursos minerais

Os bispos do Regional Norte 1 -  Amazonas e Roraima, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, reunidos em na Prelazia de Itacoatiara - AM, de 10 a 13 de fevereiro de 2020, produziram um manifesto em repúdio ao Projeto Lei que visa estabelecer “condições específicas para a pesquisa e lavra de recursos minerais em terras indígenas”, proposto pelo Poder Executivo Federal, e qualquer outra iniciativa do Executivo Federal que atinge os povos indígenas isolados de recente contato no Brasil. 

Nesta, renovam a solidariedade aos povos indígenas e reafirmam o apoio às lutas pelos seus direitos, como brasileiros, destacando a também preocupação do Papa Francisco com estes povos, muito  citada em suas declarações e na recente Exortação Apostólica Querida Amazônia. 

Confira na íntegra:   



2 comentários:

  1. Como missionária na Amazônia estou em comunião com este repúdio em solidaridade com os povos indígenas e a causa da vida humana e da Nossa casa comum.

    ResponderExcluir
  2. Não achei conveniente a manifestação, acredito que os bispos deveriam estar preocupados em Anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem deveria dizer se prefere garimpeiro e madereiro clandestino ou prefere que o Governo formalize de forma ordenada a utilização de seus proprios recursos deveriam ser os proprios donos da terra, nesse caso, os índios e nao os bispos locais.

    ResponderExcluir