quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dom Tadeu: “Que a Amazônia possa ser um sinal da periferia que ilumina o centro”


Construir novos caminhos, sustentados na fraternidade, unidade e dignidade, está sendo o propósito da 48ª Assembleia do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nessa dinâmica, Dom Edmilson Tadeu Canavarros pedia que “o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos”.

O vice-presidente do Regional vê nisso uma possibilidade na busca do bem e a vida dos povos e comunidades da Amazônia e caminhar mais juntos pelo Reino. Buscar os novos caminhos é uma urgência “neste momento de crise global, humanitária, climática e de fraternidade”, visando “viver uma genuína ecologia integral de austeridade, consumo responsável, com um olhar que considere a situação atual e a justiça para as novas gerações, e ali a Igreja deve ser aprendiz, irmã e mestra”.

O bispo auxiliar de Manaus denunciava que “o problema ecológico mais importante é chamado de iniquidade (desigualdade de direitos)”. Diante disso fez a proposta de que “a Amazônia possa ser um sinal da periferia que ilumina o centro”, e junto com isso, lembrando as palavras do Papa Francisco no II Encontro Mundial de Movimentos Populares, assumir o chamado a “se mobilizar, a exigir – pacífica e tenazmente – a adoção urgente de medidas apropriadas”, diante da destruição da Criação.

A Igreja do Regional Norte 1 quer responder às necessidades do povo partindo das propostas da Igreja do Brasil e da Igreja universal. São muitas as propostas que estão sendo vividas ou que serão vividas nos próximos tempos. Algumas delas têm sido apresentadas na Assembleia e devem influenciar os novos caminhos que a Igreja do Regional Norte 1 está propondo ao povo do Regional Norte 1.




Uma delas é a Economia de Francisco e Clara, a tentativa de “realmar a economia”, segundo a irmã Michele Silva, da Articulação Brasileira de Francisco e Clara. A religiosa lembrava os passos dados nos últimos anos, marcados por encontros virtuais, buscando “mudar a lógica capitalista, um sistema que não é mais sustentável”, e que demanda “uma economia alternativa ao serviço da vida”. No Regional Norte 1 estão sendo dados passos na articulação da Economia de Francisco e Clara, em parceria com outras pastorais e realidades eclesiais, algo nem sempre fácil, dadas as dificuldades de acesso a internet em algumas regiões do Regional.

A 48ª Assembleia do Regional Norte 1 refletiu também sobre a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), e a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, duas novidades na história da Igreja, segundo lembrava Dom Edson Damian. O presidente do Regional refletia sobre uma assembleia que quer retomar as reflexões de Aparecida, como horizonte de saída de uma Igreja em estado permanente de missão, sustentada na conversão eclesial, que se concretiza no âmbito das ações, das relações e das estruturas.

Uma dinâmica que vai se fazer presente no próximo Sínodo sobre a Sinodalidade, algo que vai marcar a caminhada eclesial nos próximos dois anos, ou na 6ª Semana Social Brasileira. É aí que os novos caminhos irão se concretizando, nas novas diretrizes elaboradas ao longo da Assembleia, com a participação dos bispos, padres, religiosas e religiosos, leigas e leigos, expressando assim que os passos em vista de uma Igreja sinodal estão sendo dados.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Um comentário: