sábado, 22 de setembro de 2018

Meio ambiente, indígenas, migração forçada e tráfico de pessoas serão temáticas da 46ª. Assembleia do Regional Norte 1 realizada em Manaus

No período de 24 a 27 de setembro, leigos e padres de diversas pastorais e organismos e os bispos titulares das nove arqui/dioceses e prelazias que compõem o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Amazonas e Roraima, estarão reunidos em sua 46ª. Assembleia para tratar de temáticas comuns a todas as dioceses que são “Meio ambiente, a causa Indígena, migração forçada e tráfico de pessoa”.

A abertura acontece na noite de segunda-feira (24/9), às 18h, e nos demais dias a programação acontece de 8h às 18h, no Centro de Treinamento Maromba, situado no bairro Chapada. E após dois dias de discussões, realizará uma coletiva de imprensa para divulgar o resultado das reflexões, estudos e propostas de ações a respeito do meio ambiente, dos Indígenas e da migração forçada e tráfico de pessoas em todas as prelazias, dioceses e arquidiocese, inclusive em áreas de fronteira, como é o caso da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, do Alto Solimões e de Roraima, que hoje tem recebido diariamente muitos venezuelanos que buscam sobrevivência no Brasil.

Assim como em todos os anos, é um momento de comunhão, articulação, definição de estratégias para encarar desafios comuns para a ação evangelizadora na zona urbana e nas localidades ribeirinhas ou indígenas das mais distantes, de difícil acesso e comunicação, mas que são espaços muito importantes da Amazônia. 

Sobre o Regional
 A Igreja Católica no Brasil é organizada por circunscrições eclesiásticas, atualmente é composta por 18 regionais. O ‘Norte 1’, que abrange o norte do Amazonas e o estado de Roraima, compreende nove (arqui)dioceses e prelazias, sendo elas:

· Arquidiocese de Manaus
· Diocese do Alto Solimões
· Diocese de Coari
· Prelazia de Itacoatiara
· Diocese de Parintins
· Diocese de Roraima
· Diocese de São Gabriel da Cachoeira
· Prelazia de Borba
· Prelazia de Tefé
Presidido pelo bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva – eleito para o cargo em 2015, o regional procura estar em sintonia com as indicações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em comunhão com as cinco urgências da Ação Evangelizadora, com pistas de ação para que cada Igreja particular, cada pastoral, movimento ou organismo possa caminhar de forma conjunta, criando uma grande rede de evangelização.
Por Ana Paula Lourenço
Pascom Regional Norte 1-AM/RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário