segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Grande estudioso da História da Igreja na Amazônia, o padre Celestino Ceretta, falece em Manaus, vítima da Covid-19

 


Faleceu nesta segunda-feira, em Manaus, vítima da Covid-19, o padre Celestino Ceretta, religioso Palotino. Missionário na Amazônia desde a década de 1970, ele contribui de maneira importante com a missão da Igreja no Regional Norte 1 da CNBB, especialmente na formação teológica daqueles que ao longo de muitos anos estudaram no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da AmazôniaITEPES, de Manaus.

Seus estudos e publicações sobre a História da Igreja na Amazônia são uma referência para quem quer conhecer a história da Igreja, sobretudo no estado do Amazonas. Mas, acima de sua faceta como historiador estava sua missão como padre e religioso, sua defesa da Amazônia e de seus povos, especialmente dos mais pobres. Atualmente, o padre Ceretta, de 79 anos, era vigário paroquial e auxiliar da área pastoral da Ponta Negra, em Manaus.

Ele foi um dos padres sinodais na Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, celebrada no Vaticano em outubro de 2019, contribuindo com seus conhecimentos e sua experiência pastoral. Com a morte do Padre Celestino, já são 5 os padres falecidos vítimas da Covid-19 na Arquidiocese de Manaus. O padre Valter Freitas de Oliveira, Redentorista, falecido no dia 11 de janeiro, frei Assilvio Pessoa Sabino, no dia 14 de outubro, e frei Salvador Moreira Nascimento, no dia 25 de setembro, ambos capuchinhos, e o padre Cairo Gama, diocesano, no dia 4 de maio.


Fotos: Vatican News

Um comentário: