domingo, 28 de março de 2021



40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 

28 DE MARÇO:  Domingo de Ramos


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.


OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

Quando se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo: 'Ide até o povoado que está em frente, e logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumentinho que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui! Se alguém disser: 'Por que fazeis isso?', dizei: 'O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta'.' 

 

Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e o desamarraram. Alguns dos que estavam ali disseram: 'O que estais fazendo, desamarrando este jumentinho?' 6Os discípulos responderam como Jesus havia dito, e eles permitiram. Trouxeram então o jumentinho a Jesus, colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou. 

 

Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos. Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam: 'Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!'. (Mc 11,1-10) 


REFLETINDO COM A LAUDATO SI’


Com a entrada de Jesus em Jerusalém, montado humildemente em um jumentinho, damos início à Semana Santa e encerramos, assim, a nossa preparação quaresmal para celebrar com Ele o mistério da sua paixão, morte e ressurreição. É o momento de cantarmos com os pobres da Terra e da nossa Querida Amazônia: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”. 

  

Convictos da presença do Cristo cósmico em todas as criaturas, concluamos louvando-o com as palavras finais do Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’: “Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado. Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais! (LS 246). 






AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 


FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

A Amazônia querida apresenta-se aos olhos do mundo com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério. (Querida Amazônia, 1) 



Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário