domingo, 16 de maio de 2021

Numa sociedade dividida, agressiva, cheia de mentiras, Dom Leonardo incentiva os comunicadores a ser palavra de esperança, comunhão e amor


Foto: reprodução Facebook Catedral Nossa Senhora da Conceição

A Arquidiocese de Manaus comemorava neste domingo, 16 de maio, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Eucaristia celebrada na Catedral Metropolitana, onde se fez presente uma representatividade dos agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, das paroquias, áreas missionárias e comunidades, foi momento para que Dom Leonardo Steiner agradecesse o trabalho por eles realizado, especialmente neste tempo de pandemia, em que tanto tem ajudado a fazer presente a caminhada da Igreja na vida do povo.

Em sua homilia, o arcebispo de Manaus lembrava a “mensagem significativa” enviada pelo Papa Francisco com motivo do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde nos lembra o texto do Evangelho de João, “Vem e verás”, assim como o tema deste ano: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Dom Leonardo recordava que o Papa Francisco, “ele insiste na necessidade de a comunicação, mas a comunicação que busca a verdade encontrando as pessoas, histórias, situações concretas”.

Não podemos esquecer que a comunicação é chamada a “buscar situações sociais de desgoverno, mas também as belezas transformativas da sociedade”. Segundo Dom Leonardo Steiner, “para tal, faz-se necessário encontrar pessoas, histórias, verificar com os próprios olhos as situações das pessoas, das comunidades”. Nesse sentido, o arcebispo enfatizava que “não são notícias criadas, inverdades, mas são realidade experimentadas, comunicadas, para que todos nós possamos participar da verdade, da harmonia, da injustiça, da verdade”.

O modelo de comunicador, segundo Dom Leonardo, está no próprio Jesus, incentivando “a todas as pessoas que servem nos meios de comunicação a serem sempre um sinal de esperança, uma palavra de esperança, uma palavra de comunhão, uma palavra de amor”. O arcebispo afirmava que “a nossa sociedade está tão dividida, está tão agressiva, está tão cheia de mentiras, há necessidade de nós comunicarmos belezas, buscarmos comunicar tudo aquilo que Jesus nos ensinou, mas é claro, não podemos deixar de denunciar aquilo que não está conforme à dignidade da nossa humanidade”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário