segunda-feira, 7 de junho de 2021

Ministros da Eucaristia Ticuna e Kokama, um passo a mais numa Igreja com rosto indígena


Uma das propostas do Sínodo para a Amazônia foi a criação de uma Igreja com rosto indígena. A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), criada em junho de 2020, tem esse como um dos seus objetivos, motivando a reflexão sobre o rito amazônico.

A igreja de Belém do Solimões acolhia no último domingo, 6 de junho, uma celebração onde 11 indígenas dos povos ticuna e kokama, 7 homens e 4 mulheres, foram instituídos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. A celebração, presidida pelo bispo de Alto Solimões, foi concelebrada pelo pároco, frei Paulo Maria Braghini, e contou com a presença dos diáconos Frei Marcos Marlan, ordenado recentemente, e Antelmo Pereira Ângelo, o primeiro diácono permanente do povo ticuna, ordenado em março de 2020.

Dom Adolfo Zon destacou a importância dos ministérios e serviços para o crescimento da comunidade. Em referência ao ministério extraordinário da comunhão eucarística, o bispo local disse que “consiste não somente num serviço na hora da distribuição da comunhão eucarística, mas uma presença eucarística junto àqueles que se encontram impedidos por diversas dificuldades (grandes distâncias, doença, etc...), e deste jeito ter acesso à comunhão sacramental”.



Os novos ministros vão possibilitar que nas comunidades onde eles atuam, durante a Celebração Dominical da Palavra, possa ser distribuída a comunhão eucarística. 9 ministros irão atuar nas comunidades da paróquia de São Francisco de Assis de Belém do Solimões, um na comunidade Cidade Nova da Paróquia de Benjamin Constant e um na Comunidade de Umariaçu I da paroquia de Tabatinga.

Trata-se de um passo a mais na inculturação dos ministérios nas comunidades indígenas da diocese da Alto Solimões. Esse é um trabalho que se vem realizando desde há vários anos e que faz possível que cada comunidade conte com os ministérios e serviços necessários para o seu crescimento. Iniciou-se formando os Catequistas e os Ministros da Palavra para as comunidades e agora se está formando e conferindo o ministério extraordinário da Eucaristia.

Além da instituição do ministério extraordinário da Comunhão Eucarística, Dom Adolfo Zon administrou o Sacramento da Confirmação a 6 indígenas do povo Kokama, que fizeram o itinerário da Iniciação a Vida Cristã ajudados pela equipe de formação da paróquia composta pelos freis capuchinhos e a missionária da Imaculada Ir Dora Scorpione. Aos poucos, vai se amadurecendo uma Igreja com rosto amazônico.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1


2 comentários:

  1. Passos significativos para uma Igreja sinodal. Parabéns a Igreja de Belém do Solimões.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, parabéns ao povo indígena por essa conquista, estive presente am várias aldeias dos povis indigenas do Amapá, sei da importância desse ministério nas aldeias. Sabemos q são distantes e temos um número reduzido de padres que possam alcançar todas as aldeias.

    ResponderExcluir