quarta-feira, 4 de agosto de 2021

“Reiteramos apoio incondicional ao sistema eletrônico de votação”, afirma CNBB e entidades do Pacto pela Vida


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto com outras cinco entidades da sociedade civil, emitiram uma nota de solidariedade ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso.

A nota lembra a postura das entidades, que fazem parte do Pacto pela Vida, que já em março de 2020, “reagiram publicamente a ameaças feitas pela autoridade máxima da Nação, contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal”, conclamando “a sociedade brasileira a zelar pelas instituições”.

As entidades afirmam que “lamentavelmente, o processo de erosão democrática prossegue, atingindo contornos incompatíveis com o equilíbrio entre os Poderes e a manutenção do clima de paz e concórdia entre os cidadãos”. Por isso, criticam abertamente as tentativas a de “demolir o edifício democrático”, deixando de cuidar da pandemia, que já se cobrou mais de 550 mil vidas.



O escrito denuncia as “tentativas de ruptura da ordem institucional, hoje tratadas abertamente”, afirmando não tolerar as ameaças da “não realização de eleições em 2022, caso o resultado das urnas possa vir a contrariar os interesses daquele que detém o poder”, insistindo em que “não são os políticos de plantão, nem grupos civis ou militares ligados a eles, que determinarão a integridade do processo eleitoral”, defendo o papel da Constituição.

Diante da grave situação reiteram “apoio incondicional ao sistema eletrônico de votação”, apelando ao Congresso Nacional para que o proteja, dado que se trata de uma “grande conquista da sociedade e prova da eficiência da Justiça eleitoral brasileira”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário