sábado, 19 de março de 2022

Leitorado e admissão às ordens sacras marcam Festa de São José no Seminário


O Seminário São José de Manaus, onde se formam os seminaristas do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), celebrou hoje a festa do seu padroeiro. Na Eucaristia, presidida por Dom Leonardo Steiner e concelebrada por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara, os formadores do Seminário e padres da Arquidiocese de Manaus, receberam o Ministério de Leitor Hugo Barbosa e Raimundo Nonato, e foram a admitidos as ordens sacras Leonardo Morais e Kleber Oliveira.

No dia em que a Arquidiocese celebra o encerramento do Ano de São José, o Arcebispo de Manaus definiu São José como “o homem de sonhos”, como “o homem da escuta e não da palavra, ou melhor da palavra escutada, porque feito de sonhos, ouve a palavra, e no ouvir da palavra se coloca sempre a caminho”. Dom Leonardo foi descrevendo o que fez José sonhar, mas também o que significa a escuta que ele definiu como “fazer hermenêutica dos sonhos”, destacando a importância de abrir caminhos, de se colocar a caminho.

Uma vida sem sonhos se torna frágil, frustrante, segundo o Arcebispo de Manaus, que pediu que “São José nos ajude a compreender os sonhos, a escutar os sonhos, para sermos aqueles que Deus confiou uma vocação e assim nos tornarmos pessoas humanas”.



Àqueles que pediram a admissão às ordens sacras os perguntou se eles sonham, lembrando que “a vocação é um sonho que Deus despertou em nós”, insistindo na necessidade de escutar “para que ao assumir esse sonho, vocês estejam sempre a caminho, assim como José”. Dom Leonardo afirmou que “sonhos não são certezas, sonhos são progressões, sonhos são atrações, sonhos são impulsos, sonhos são desejos, sonhos são amores”.

Aos dois seminaristas que pediram o Ministério do Leitorado, Dom Leonardo os fez ver que é um momento para se colocar ainda mais a caminho da rota presbiteral. Para isso, “necessitarão de muita escuta”, falando do seu desejo de “que sejam bons escutadores”, pois “hoje temos uma grande necessidade de escuta”, para evitar que as palavras passem e não despertem sonhos. Nesse sentido, o Arcebispo de Manaus fez ver que “quando ouvida, a palavra conduz”, lembrando que “leitores significa escutadores”, de uma Palavra que deve dizer por onde caminhar. Também mostrou a gratidão da Arquidiocese pelo pedido realizado pelos seminaristas para serem admitidos às ordens sagradas e do Leitorado.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário