sábado, 4 de junho de 2022

Verónica Rubí: “Renovados pelo Espírito da Verdade saiamos ao encontro dos mais vulneráveis”


Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai”. Com essas palavras iniciou Verónica Rubí seu comentário ao Evangelho deste Domingo, da Solenidade de Pentecostes, a Festa do Divino Espírito Santo.

A missionária leiga na Diocese de Alto Solimões, lembrou as palavras da Sequência de Pentecostes: “Espirito de Deus, Espirito da verdade... consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!”. Segundo ela, “é precioso reconhecer que o Espirito Santo é o Grande Protagonista neste tempo da história, assim como Deus Pai protagonizou a Criação do mundo e Deus Filho protagonizou a Encarnação e Salvação da humanidade, Deus Espírito Santo é quem nos anima acreditar e dar testemunho da fé, aqui e agora”.

“No inicio do segundo capítulo dos Atos dos Apóstolos encontramos o relato do Dia de Pentecostes, os discípulos reunidos num mesmo lugar, acreditamos que estavam com eles Maria e outras mulheres, em comunidade, receberam o Espirito de Deus, a Ruah Divina, com seus dons que os capacitou para sair anunciar a todos os povos, nas suas próprias línguas, as maravilhas de Deus”, relata a missionária leiga.    

Verónica também lembra das palavras do Papa Francisco no número 48 da Exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, onde nos diz: “Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção... Hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer”.



Por isso, neste domingo de Pentecostes, ela anima a que “recebamos nós também, a Ruah Divina que vem a nossa comunidade e a nossa vida com seus sete dons de Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus para que renovados pelo Espírito da Verdade saiamos ao encontro das nossas irmãs e irmãos mais vulneráveis, aqueles oprimidos pelo sistema capitalista, os que sem esperança ficaram reféns de sustâncias toxicas, as pessoas que sofrem qualquer classe de violência, e a tantos outros que Deus bem conhece, a eles a Ruah Divina nos envia com gestos de carinho, de escuta e de atenção para estar com eles, e aliviar a dor por meio da presença e do Amor”.

Tendo em conta que no Evangelho o envio do Espírito Santo está associado ao perdão dos pecados, afirma Verónica Rubi, ela se pergunta: “como estamos no exercício do perdão? Começando por nós mesmos... Conseguimos nós perdoar? Somos misericordiosos frente as nossas faltas? E em relação aos nossos irmãos, guardo rancor pelo mal recebido? Ou me esforço por entender os motivos que o levaram obrar desse jeito? Dou novas oportunidades aqueles que me tem lastimado? Consigo perdoar a quem me feriu?... Essa também é nossa missão”. 

Finalmente convida a que “neste novo Pentecostes, nosso Deus Espírito, protagonista junto conosco neste tempo da história de salvação, nos renove para fazer presente o Reino de Amor que já está no meio de nós”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário