quinta-feira, 10 de junho de 2021

Encontro vocacional em Alto Solimões: 14 jovens discernem o chamado de Deus em sua vida



A Equipe de Pastoral Vocacional da Diocese de Alto Solimões organizou a semana passada a tradicional semana de convivência vocacional. O encontro, que aconteceu no Centro Vocacional Diocesano na cidade de São Paulo de Olivença, teve como objetivo discernir a vocação presbiteral.

No encontro estiveram presentes 14 jovens de quatro paróquias da diocese, alguns deles indígenas ticuna, juntamente com um dos dois jovens que já estão vivendo a experiência do ano vocacional em preparação ao ingresso no Propedêutico, acompanhados pela equipe de Pastoral Vocacional Diocesana, que organizou e conduziu a semana de atividades e reflexões.

O ponto central do encontro foi a reflexão sobre a vocação e a importância da oração no discernimento vocacional. O ponto de partida foi o chamado de Jesus aos Doze e o surgimento da Igreja. Junto com isso, foi refletido sobre a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja e na vida do padre.

Ainda, a equipe da Pastoral Vocacional proporcionou um caminho de descoberta de si, de tomada de consciência de medos e desejos no processo vocacional, e os jovens tiveram a oportunidade de descer no interior de si, se olhar por dentro e se colocar confiantes sob o olhar amoroso do Deus que chama.



No último dia da convivência, os participantes do encontro visitaram uma comunidade indígena pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, que, por ser longe da cidade, é mais difícil de alcançar e de acompanhar pastoralmente. Após duas horas de navegação subindo o rio Solimões no “canoão”, chegaram à comunidade Santa Clara, do povo ticuna, alagada pela enchente.

No silêncio de uma pequena aldeia que parecia deserta, aos poucos as famílias foram chegando com suas canoas e estacionando aos pés da escada da igrejinha de madeira. Após a celebração da Missa, com cantos nos dois idiomas, português e ticuna, teve um tempo de conversa com os adultos e brincar com crianças e jovens. Experimentando situações presentas na vida do povo da Amazônia, os participantes do encontro relatam que “na volta tivemos até a aventura de ficar no meio de uma forte chuva com vento e banzeiro, e fizemos a experiência do medo e da fé em Jesus, condutor da nossa canoa!”.

No próximo ano, os jovens participantes do encontro, segundo a proposta recebida, devem começar a caminhada de acompanhamento, com o ano de experiência, em preparação ao Propedêutico. Isso será determinado no segundo encontro deste ano, a ser realizado no mês de novembro, onde são convidados a participar os jovens que se sentem prontos para aceitar esse chamado e dar o primeiro passo em direção ao sacerdócio como padres diocesanos. Um processo para o qual a Pastoral Vocacional da Diocese de Alto Solimões pede o acompanhamento desses jovens com o carinho e oração.



Luis Miguel Modino, Assessor de comunicação CNBB Norte 1
Con informações da Equipe de Pastoral Vocacional da Diocese de Alto Solimões

Um comentário:

  1. Que lindo ver essa juventude em discernimento, o seguimento a Jesus quer jovens alegres e felizes. Parabéns.

    ResponderExcluir