terça-feira, 3 de maio de 2022

Padre Lúcio Nicoletto é escolhido Administrador Diocesano da Diocese de Roraima


A Diocese de Roraima escolheu seu administrador diocesano na manhã desta terça-feira, 3 de maio, após ter ficado como sede vacante com o início da missão do anterior bispo, Dom Mário Antônio da Silva, como novo Arcebispo de Cuiabá (MT), acontecida no dia 1º de maio.

Aquele que vai conduzir a Diocese de Roraima pastoral e administrativamente até a chegada do novo bispo é o padre Lúcio Nicoletto, atual Vigário Geral da Diocese de Roraima. Após ser escolhido pelo Colégio de Consultores, em entrevista à Rádio Monte Roraima, o novo administrador diocesano agradecue “a  confiança dos meus irmãos padres, e que representa a confiança de toda a Igreja de Roraima”.

O padre Lúcio Nicoletto disse que sente-se “muito pequeno neste momento, mas o que me fortalece é a confiança e a amizade que sempre me acompanhou até agora e que eu acredito que não vai dimunuir”. O novo administrador diocesano chegou na Diocese de Roraima em junho de 2016, depois de 11 anos como missionário na Diocese de Duque de Caxias (RJ). Ele é originário da Diocese de Pádova (Itália).



O administrador diocesano disse esperar que seja o mais rápido possível a chegada do novo bispo. Ele vê este momento que está vivendo a Diocese de Roraima como uma oportunidade “para aprendermos que a Igreja é comunhão de pessoas”, algo que explicita o que significa uma Igreja sinodal, neste tempo em que a Igreja Universal está vivenciando um novo Sínodo. O padre Lúcio vê seu papel como “ajudar o Colegio dos Consultores a governar a Diocese nesse tempo interino”.

Em relação à posse de Dom Mário Antônio da Silva como Arcebispo de Cuiabá, o padre Nicoletto diz ter sido uma experiência muito bonita. “Experimentamos uma acolhida além das nossas expectativas”, afirmou, “a gente percebeu nos olhos de todos uma grande expectativa, um grande desejo de se encontrar com o novo pastor que estava chegando, um desejo de caminhar juntos dentro de uma perspectiva de renovação da história daquela diocese”.

Finalmente, o novo administrador pediu que “todos se unam no só coração, numa oração incessante ao Espírito Santo para que Ele possa suscitar um novo pastor para nossa diocese, e ao mesmo tempo rezar para que o Espírito Santo possa iluminar o coração de todos nós”, fazendo um chamado à “maturidade para que cada um continue na própria missão”, insistindo em que, mesmo na sede vacante, “a nossa história continua”, algo que é fruto “do compromisso de tantos batizados e batizadas das nossas comunidades, da cidade, do interior, do entusiasmo com que cada um vive e testemunha a própria fé”, se comprometendo a continuar o que se estava fazendo.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

3 comentários:

  1. Parabéns, DEUS abençoe sua nova missão sei que vc vai desempenhar com muito amor e dedicação que o Espírito Santo te ilumine e conduza sempre na presença de Deus, um grande abraço meu caro irmão padre Lúcio.ass.: Marlene

    ResponderExcluir
  2. Padre lucio nicolleto, desde aqui de duque de caxias RJ, desejamos muita luz e sabedoria para neste intervalo episcopal, o sr. Padre possa pastorear esta igreja particular de riraima com com a docilidade e responsabilidade, q sempre lhe foi peculiar. DEUS é contigo. Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Você é muito inteligente e cordial vai pastorear/fazer gestão com sabedoria.

    ResponderExcluir